Quer Saber Mais Sobre PoE?

 

 

PoE – Power Over Etherenet – IEEE802.3 ou Passivo?

 

      PoE, alimentação de dispositivos através  do cabo de rede, uma maravilha da tecnologia pois dispensa uma tomada de energia ao lado de cada periférico. Imagine então, no caso de câmeras que costumam ficar elevadas ou até mesmo no teto. Como prever que você precisaria de tomadas nestes locais?

 

      A alimentação PoE pode ser de dois tipos: o primeiro tipo não há negociação com o dispositivo a ser alimentado, o segundo sim, há negociação.

     

      No caso do primeiro ele é chamada de PoE passivo, normalmente utiliza-se 24V e não há uma convenção de qual dos quatro pares do cabo de rede será utilizado para levar energia até o periférico.

     

      A segunda forma é regulamentada pelo IEEE (Instituto de Engenheiros de Elétrica e Eletrônica). São três possíveis sub normas:

IEEE 802.3af – Prevê potência máxima de 15W.

IEEE 802.3at – Prevê potência máxima de 30W.

IEEE 802.3bt – Prevê potência máxima a partir de 60W. Utiliza todos os pares do cabo de rede.

      Esta negociação é bastante complexa passando por uma etapa analógica e depois outra digital. Se todas as etapas não se completarem a alimentação não é liberada.

 

     Gostou do assunto? Passe para o AVANÇADO!

 

      Mas em fim quais as vantagens e desvantagens de cada uma (PoE Passivo e PoE Ativo)?

 

      O PoE passivo é mais barato por sua simplicidade mas, se você vier a ligá-lo em um equipamento não PoE ou ainda, tensão de alimentação menor do que a liberada por ele, com certeza, vai danificar o seu periférico.

      O PoE normatizado pela IEEE é mais caro por motivos óbvios e nunca vai danificar um periférico. Você pode até mesmo ligá-lo no seu note book, a parte de dados funcionará normalmente.

 

box_POE-TESTER.jpg

AVANÇADO

 

ASPECTOS  DO IEEE 802.3af E IEEE 802.3at

 

      Nunca demais considerar o conceito de PoE (Power Over Ethernet), alimentação de dispositivos IP através do cabo de rede. Óbvio contudo, podemos fazê-lo de duas formas:

 

      Impositiva – Simplesmente disponibilizamos tensão DC em um ou mas dos pares do cabo UTP com capacidade máxima de corrente e conseqüentemente um limite de potência determiado.

 

      Negociada – O protocolo questiona ao dispositivo, não somente a possibilidade de fornecimento de alimentação mas, sim as condições de tensão e corrente requeridas pelo mesmo entre outros fatores como veremos a seguir. 

               

      O protocolo IEEE 802.3af normatiza as condições de fornecimento de alimentação a dispositivos PoE limitando a potência disponível a 15.4W e o IEEE 802.3at a 34.2W tendo ainda valores mínimos e máximos de tensão, corrente e perdas conforme a tabela abaixo.

Obs. O protocolo 802.3bt (potências acima de 60W) é objetivo de outra abordagem.

 

      Atento aos Termos:

 

                                        PSD –    Power Source Device – Dispositivo Fornecedor de Potência

                               PD  -      Powered Device          -  Dispositivo Alimentado

              

 

                PROCESSO DE ALIMENTAÇÃO DOS DISPOSITIVOS PoE

 

                Há duas formas de alimentação Poe chamadas de modo A e modo B. Basicamente elas são diferidas pelo número de par que utilizam e ainda a possibilidade de MIDI  e MIDI-X, ambas disponibilizam 48VDC. Há outro aspecto em relação ao 568A e 568B que considero irrelevantes à nossa discussão

 

                O PSE pode implementar o modo A, B ou ambos. O PD indica que ele é um dispositivo standard através de um resistor de 25k ohms entre os pares que serão alimentados, se o PSE detectar uma resistência muito alta ou baixa (até mesmo um curto circuito) nenhuma alimentação será fornecida. Isto é o que protege os dispositivos que não são compatíveis com PoE IEEE802.3af e at.

 

                Outro fator importante é que o PD deve sempre consumir uma demanda constante de 5 a 10mA a cada 60ms. Caso isto não ocorra em até 400ms o PSE desabilitará a alimentação.

 

                No link abaixo podemos observar as tabelas das etapas de negociação entre o PSE e PD nos protocolos IEEE802.3af e at e ainda a determinação de classificação de nível de consumo de potência de cada dispositivo PoE ANALÓGICAMENTE.

 

                                                  https://en.wikipedia.org/wiki/Power_over_Ethernet

 

CONCLUSÕES

 

Caso não haja uma exata consonância dos dispositivos PSE e PD conforme estabelecidos pelos protocolos IEEE 802.3af e at o dispositivo PSE NÃO LIBERARÁ ALIMENTAÇÃO POR QUESTÕES DE SEGURANÇA E INTEGRIDADE DOS EQUIPAMENTOS.